O texto de Lara Martins!



CONFISSÃO

As lágrimas caem como a chuva em pleno inverno que molham o meu corpo. Fluem como as veias do mundo. Eu sou assim. Apenas água. Harmoniosa e mortal. Inconstante. Neste planeta, apenas flutuo. Espero que as marés me levem até ao meu destino. Um dia serei a Terra, serei a beleza do horizonte que aprecio desde criança.
Um dia serei nada.
Por ora vivo. Por isso sou um louco.
De tudo o que eu fiz, tudo o que disse, não passa de água, escura e imunda. Como os meus olhos. Que um dia hão-de secar.
Em criança tive um sonho. Mas que sonho era esse?
Tão puro como uma nascente, à beira do precipício.
Sou um mendigo, sempre fui. Tão vazio e tão cheio de nada.
Condenar-me-ão por ter existido?
Sou cego e sou surdo.
Permaneço em silêncio abraçado à minha alma vaga...
Emergindo da minha impureza,
A vela apaga-se,
A vida expira.

Os pecados viram poeira.
Fechar os olhos.
É este o fim?
Flutuo agora sobre a água,
Sangue derramado.
O que será de mim?
Respirando o fumo,
Em forma pura,
A voz muda.
A partir de agora,
O silêncio gritará?
Naquela noite, observava os cortinados a dançarem com o vento, suavemente. Encontrei-me naquele momento. E valorizei o pouco que tinha. Levei-o comigo. Num quarto tão escuro, iluminado apenas pela luz da lua que passava por entre as persianas. Ela dormia do meu lado. Esquecia que um dia não serei nada, porque hoje sou um tudo. E nos braços dela, isolado do mundo, sinto-me no seu ventre de criação.
Observava as linhas do seu rosto, perfumadas pela escuridão. Beijando a sua mão. Porque serei, amanhã, cinzas.

Autor: Lara Martins

Lara Martins é aluna do 9ºB da Escola Básica e Secundária Francisco Simões. Com apenas 14 anos, viu o seu primeiro texto publicado em livro (Confissões), numa coletânea de vários autores que a Lua de Marfim trouxe a público no passado dia 20 de setembro. Dotada de uma escrita maravilhosa, Lara encanta quem a ouve e quem a lê, pela sensibilidade das palavras, pela espontaneidade dos sentimentos, pela fluência e riqueza do seu vocabulário. Aluna que se diz motivada para as artes, é na escrita que ela desvenda o seu mundo oculto e que se dá a conhecer como é.
Parabéns à Lara e esperemos que novos textos seus venham a ser conhecidos do público. Um beijinho da professora de Português, partilhado por todos os meus colegas que te conhecem! :)

Mª Lurdes Trilho


O Mês da BIBLIOTECA!


OUTUBRO 2014
 MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR
27 DE OUTUBRO: DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR


BIBLIOTECA: UMA MAPA DE IDEIAS
PARTICIPA COM A TUA IDEIA!

Dia do Diploma




                Decorreu no dia 26 de setembro o «Dia do Diploma» do Agrupamento de Escolas Francisco Simões. A cerimónia teve, uma vez mais, como cenário a Aula Magna da Escola Superior de Educação Jean Piaget, em Almada, que esteve com lotação quase esgotada.
            Este evento, que se realiza anualmente, é da responsabilidade do Júri dos Prémios de Mérito do Agrupamento que, pelo segundo ano consecutivo, contou com os seguintes elementos:  prof. Américo Jones, profªs. Cristina Santos, Maria de Lurdes Trilho, Olívia Mateus, Patrícia Cascais, Sónia Peneda e a  sra. D. Carla Garcia, em representação da Associação de Pais e Encarregados de Educação da escola-sede.
            A primeira parte do evento contou com um espetáculo musical com belíssimos números de dança de géneros variados, interpretados por bailarinos das academias Almadança e Dance In, que graciosamente colaboraram nesta festa. Os restantes números de canto e dança foram interpretados por atuais e antigos alunos da nossa escola: o grupo de canto dos alunos do 1º ciclo no Agrupamento, as BDB, Joel Amaral e Mariana Gervásio. O evento contou, ainda, com diversos e pontuais apontamentos de expressão dramática desempenhados por atuais alunas (e uma ex-aluna) do curso profissional da animação sociocultural, sob orientação da profª. Isabel do Canto.
            A segnda parte da cerimónia consistiu na entrega dos prémios de mérito, prémios de valor e menções honrosas aos alunos que se distinguiram pelas suas classificações e atitudes no ano letivo 2013-14, e na entrega do diploma de conclusão do ensino secundário àqueles que concluíram o 12º ano nesse mesmo ano letivo. A Câmara Municipal de Almada fez, ainda, a atribuição da 3ª edição do prémio «Almada, cidade inteligente» destinado a premiar com dois cheques de 500€ os dois melhores alunos do 12º ano do Agrupamento, dos cursos Científico-Humanísticos (Guilherme Pinheiro) e dos Cursos Tecnológicos/ Profissionais (Daniel Rodrigues).
             A apresentação esteve a cargo de dois alunos do 12º ano do Curso de Ciências e Tecnologias: Patrick Kevin e Patrícia Marques. Como convidados especiais, a cerimónia contou com a presença do patrono do Agrupamento, o escultor Francisco Simões, que mostrou o seu orgulho ao afirmar que «ano após ano, continuo a ver empenhados os professores deste Agrupamento», e da diretora, profa. Augusta Delgado, que agradeceu à equipa de trabalho, ao pessoal docente, não docente, alunos e encarregados de educação por dignificarem o trabalho do Agrupamento de Escolas Francisco Simões.

            O Júri dos Prémios de Mérito agradece todos os patrocínios que tornaram possível este evento: a Câmara Municipal de Almada, a União das Freguesias Laranjeiro e Feijó, a Escola Superior de Educação Jean Piaget, o Teatro Municipal Joaquim Benite, Wall Street School de Almada, Porto Editora, papelaria Soltecópia, «A. Telecomunicações», FNAC, AntGraphic, Almadança, Dance In, cafés Delta, pastelarias Miki, Pérola do Feijó, Ribeirinhos, Xandite, DocElvas,  Rolo, Emílio Preto Rego, Doce Creme, Palmeira, Rio Coura, Café Protesto, Café ABC, Coffee Choc, Kebab House, restaurante Katekero, Café Emoções.