Semana da leitura 16-20 março 2015

Aconteceu ...

Leitura de Poesia 
Estafetas da Leitura
Animação da Leitura: O Dragão da Teresa e O Avô do Francisco
Representação do Auto da Barca do Inferno
Exposição - Gil Vicente

A docente Mª Lurdes Trilho (Português, 9º ano) escreveu: 

A ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO SIMÕES INVESTE NA CULTURA E NOS SEUS ALUNOS
Alunos de 9º ano da Escola Francisco Simões representaram
O Auto da Barca do Inferno para as famílias.

A Biblioteca Escolar aliou-se à iniciativa.


                Foi no passado dia 20 de março que teve lugar uma representação dos alunos do 9ºB e 9ºC da Escola Básica e Secundária Francisco Simões dirigida às suas famílias. Os alunos apresentaram O Auto da Barca do Inferno, na sua versão original.
                Esta iniciativa surgiu da sugestão de alguns alunos que, no início do estudo da peça vicentina O Auto da Barca do Inferno nas aulas de Português, propuseram à professora a dramatização deste texto. A docente e os alunos levaram a sério tal proposta, voluntariaram-se os atores, escolheram as suas personagens e os ensaios começaram, dentro e fora da sala de aula, tendo atingido um tal nível de dedicação e de entusiasmo por parte dos discentes que se pensou apresentar ao exterior o trabalho que os alunos estavam a preparar. De forma a conferir um aspeto mais autêntico à representação, a professora contactou o Teatro Municipal Joaquim Benite que gentilmente acedeu em emprestar as peças de vestuário e acessórios necessários a uma melhor caracterização das personagens.
                Os alunos dedicaram várias horas aos ensaios, mostraram-se sempre disponíveis para aceitar sugestões de melhoria das suas interpretações e, entre testes e avaliações de final de período, professora e alunos não hesitaram em dar o seu máximo para que a estreia pudesse acontecer. Tal como em todas as estreias, os atores transpiravam nervosismo, stress, insegurança, mas a sua determinação e entusiasmo permitiu concretizar uma atuação melhor do que qualquer um dos ensaios que a precedeu.
                A sala 22 da escola Francisco Simões recebeu os encarregados de educação e alguns professores que aceitaram o convite, e o divertimento que professora e alunos puderam experimentar durante as horas de ensaio foi extensível ao público que riu e aplaudiu a brilhante atuação a que assistiu. Tal como nas estreias, no final, atores e público puderam conviver num pequeno lanche organizado pelos alunos e todos se encontravam visivelmente satisfeitos. A Biblioteca Escolar abriu as suas portas ao público para dar a conhecer uma exposição biobibliográfica de Gil Vicente que contava, entre as obras presentes, com uma edição fac-símile da Compilaçam de Todalas Obras de Gil Vicente, espólio desta bilbioteca.  Estão já previstas outras apresentações desta peça, abertas à comunidade, prevendo-se que as próximas ocorram na Mostra do Ensino Secundário, em Almada, no próximo dia 15 de abril e no dia do Agrupamento, no dia 22 de maio.
                Esta jovem e amadora companhia de teatro é composta pelos seguintes elementos: David Varela e Márcia Silva (dividindo o papel de Diabo), Bárbara Barbosa (Anjo), Vitória Pedro (Fidalgo), Ana Carolina Oliveira (companheiro do Diabo e pagem), David Chagas (Onzeneiro), Daniela Nunes (Joane, o Parvo), Rita Pereira (Sapateiro e Alcoviteira), Lara Martins (Corregedor), Diego Freitas (Judeu), Diana Guerreiro e Ana Sofia Arranja (Cavaleiros). A coordenação coube à professora de Português, Maria de Lurdes Trilho.

                Esta foi mais uma iniciativa de âmbito cultural que a Escola Básica e Secundária Francisco Simões desenvolveu em parceria com os seus alunos.     









1 comentário: