Luís Afonso na ESFS - 26 de Maio

Em ano de comemoração do centenário da República, o Jornal de Parede “Primeira Impressão” resolveu associar-se à ocasião apresentando, no seu quarto número, uma retrospectiva de alguns dos cartoons que marcaram os últimos trinta e seis anos em Portugal.

Nesta edição, figuraram, entre outros, trabalhos de João Abel Manta, António, Augusto Cid, Pedro Palma e Luís Afonso, tendo-se este último amavelmente disponibilizado para uma conversa na nossa escola que decorreu no passado dia 26 de Maio.

Vindo directamente do Alentejo, onde reside, o cartoonista trocou impressões e histórias com os presentes – alunos e professores – que o ouviram atentamente.

Mesmo sem assistir a noticiários ou qualquer outro tipo de programação televisiva, como afirmou, – algo aparentemente impensável nos dias que correm -, Luís Afonso mantém-se extremamente bem informado sobre o que se passa no mundo. Com uma visão crítica sobre o que o rodeia, deliciosamente irónica e sarcástica, o nosso convidado não defraudou as expectativas naquele que foi um encontro bastante divertido e, acima de tudo, enriquecedor.

Diana Carvalho - 12ºB

Biblioteca Digital Mundial


Reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.

Cada jóia da cultura universal aparece acompanhada de uma breve explicação do seu conteúdo e seu significado. Os documentos foram passados por scanners e incorporados no seu idioma original, mas as explicações aparecem em sete línguas, entre elas O PORTUGUÊS. A biblioteca começa com 1200 documentos, mas foi pensada para receber um número ilimitado de textos, gravados, mapas, fotografias e ilustrações.

Embora seja apresentado oficialmente na sede da UNESCO, em Paris, a Biblioteca Digital Mundial já está disponível na Internet, através do site: http://www.wdl.org/

O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar directamente pela Web, sem necessidade de se registrarem. Permite ao internauta orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. O sistema propõe as explicações em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português), embora os originais existam na sua língua original.