xico vai ao cinema - 100 Anos da República


No passado dia 19 de Outubro de 2010, a nossa escola esteve novamente presente na Cinemateca Júnior, nos Restauradores, em Lisboa no âmbito do projecto “xico vai ao cinema”. As turmas 11º F, 12ºE e 12ºB, foram acompanhadas pelos professores Teresa Dias, Zélia Cavaleiro, Américo Jones e Fátima Marques.

Durante a visita, conhecemos apenas uma parte da Cinemateca, o salão de projecção onde assistimos ao filme e uma sala adjacente que continha uma pequena exposição alusiva à História do Cinema. Foi no salão de projecção que ouvimos uma explicação detalhada sobre o conteúdo do filme (colectânea de várias filmagens feitas na época), em que se retrata a vida pública da Família Real Portuguesa e o pós proclamação da República (conflitos militares, estado da capital e comportamentos da população).

As imagens mostradas pelo filme revelam algumas características da sociedade de então: o interesse pela actividade política e vida pública do rei e da rainha; a afluência de “figuras” importantes (ou não) do panorama social aquando de um evento público; a importância crescente das câmaras de filmar (à frente das quais ninguém era capaz de deixar de representar); os danos causados pelos confrontos entre a resistência e os republicanos na fase de transição monarquia - republica e a falta de preparação dos militares portugueses, bem como o exibicionismo da artilharia naval de que dispunhamos.

Achei especialmente interessante ver o casal real desfilar nas aparições públicas, muito pelo facto da rainha D. Amélia ser muito mais alta que o marido, mas também por este ser muito mais gordo do que o que os seus retratos pintavam. O aspecto que mais me chocou foi ver o rei D. Manuel II a deixar-se filmar enquanto brinca com os cães (um homem adulto que governa um país em crise profunda não deveria ter este tipo de atitude).

Ana Fonseca - 12º B

Livro do Mês - Novembro

"Mistérios de Lisboa" de Raul Ruiz


“Mistérios de Lisboa” é um filme que retrata a sociedade portuguesa do século XVIII.

Recheada de mistérios, esta história capta a nossa atenção do início ao fim, sendo um filme que, apesar da sua longa duração, é muito agradável de ver. O que ajuda a fazer deste um filme interessante e de boa qualidade é o seu elenco. Este conta com actores nacionais e internacionais que contribuem com uma excelente representação, dando especial atenção ao actor Ricardo Pereira, que impressiona com a soberba interpretação de “Come Facas”, de longe, a personagem mais engraçada de todo o filme. Quem também merece vários aplausos é o realizador Raul Ruiz que dirigiu esta megaprodução portuguesa que arrecadou vários prémios internacionais e levou o cinema português a outro nível.

Um drama com um travo de comédia, que supera as expectativas dos espectadores, mostrando que o que é nacional também é bom.

Cláudia Malta, Irina Ludovico e Sílvia Cavaleiro - 11º Ano

Concurso "Quem conta um conto acrescenta um ponto"


O semanário Sol associa-se ao Plano Nacional de Leitura numa iniciativa que procura estimular os hábitos de leitura e de escrita nos alunos do 2º ciclo.

Quem conta um conto acrescenta um ponto é o nome do concurso que arrancará já em Novembro.

O objectivo é desafiar os alunos das turmas do 2º ciclo a escrever um conto que dê seguimento a um dos livros da colecção CLÁSSICOS PORTUGUESES CONTADOS ÀS CRIANÇAS, editada com o semanário SOL em 2008.

O projecto abrange todas as escolas do 2º ciclo de Portugal continental, num total de cerca de 1000 escolas.

O semanário SOL enviará os livros às escolas bem como informações adicionais sobre o concurso.

Além dos prémios para os vencedores serão oferecidos livros às bibliotecas das escolas e a todas as turmas participantes.

Desafia o teu professor a participar!